
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), prendeu, na quinta-feira (02/02), por volta de meio-dia, Jander Andrade da Silva, 22, conhecido como “Batata”, pelo latrocínio de Leonardo Paz de Oliveira, que tinha 33 anos. A prisão ocorreu no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.
De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, o crime ocorreu no dia 9 de março de 2022, no bairro Coroado, zona leste, onde Leonardo foi encontrado sem vida na sua casa, com sinais de estrangulamento.
“Jander tem envolvimento com tráfico de drogas e, dias antes do delito, uma guarnição da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu uma certa quantidade de entorpecentes que estavam em posse do autor. Para pagar uma dívida de R$ 15 mil em virtude do tráfico, ele planejou o delito, juntamente com seu primo, que na época era menor de idade, para roubar os pertences de Leonardo”, disse o titular.
Conforme o delegado, o jovem foi quem apresentou o autor e a vítima, entretanto, no momento da ação criminosa, Jander era o único que estava presente na residência de Leonardo e aproveitou a oportunidade para matá-lo e, posteriormente, subtrair os objetos de valor que havia na casa.
“Ele roubou quatro televisores; um videogame; um notebook; algumas semijoias; um aparelho celular e o carro da vítima, da marca Fiat, modelo Palio Wekeend”, falou o delegado.
Ainda segundo o titular, na ocasião da prisão de Jander, o pai do indivíduo, um homem de 31 anos e o seu primo, foram levados para delegacia a fim de prestarem esclarecimentos tendo em vista o envolvimento dos mesmos no latrocínio.
“O pai do Jander, um homem de 51 anos, foi indiciado por receptação em razão de ele ter comprado os produtos roubados pelo seu filho”, explicou Adriano.
Procedimentos
Jander foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária e responderá por latrocínio, ficando à disposição do Poder Judiciário.