Início Policial Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal na Feira...

Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal na Feira da Panair
Peixes estavam em período de defeso e foram doados para instituições filantrópicas.

323
Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal na Feira da Panair
FOTO: Divulgação/PMAM

Manaus – Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal na Feira da Panair. A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu mais de uma tonelada de pescado ilegal na Feira da Panair, localizada no bairro Educandos, zona sul de Manaus.

O pescado apreendido, composto por 842 quilos de pirarucu e 202 quilos de tambaqui, estava em período de defeso, o que torna a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização dessas espécies ilegais.

De acordo com o comandante do BPAmb, major Victor Melo, a equipe recebeu denúncia anônima de que um barco havia chegado à feira transportando o pescado ilegal.

“Ao abordarmos a embarcação, foi constatado que, no início, havia uma grande quantidade de peixe legalizado, que era tucunaré. Entretanto, após buscas nos fundos do barco, encontramos tambaqui e pirarucu, sem licença alguma, em duas caixas de madeira”, explicou Melo.

O homem que transportava o pescado foi preso e encaminhado para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Após passar por perícia, o pescado foi doado para instituições filantrópicas.

A PMAM orienta a população a denunciar qualquer ação criminosa ambiental pelo disque denúncia 190 ou pela linha direta do Batalhão Ambiental (92) 98842-1553. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Período de defeso

O período de defeso é uma medida de proteção aos recursos pesqueiros, que visa garantir a reprodução das espécies. No Amazonas, o período de defeso do tambaqui vai de 1º de outubro a 31 de março.

Outras espécies que estão em defeso no estado são: pacu, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, caparari, mapará e aruanã. O pirarucu é permitido a pesca em áreas manejadas e autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia também: Comerciante é suspeito de matar homem em briga e tem carro incendiado e comércio saqueado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui