Início Cidade População tem acesso ao serviço gratuito do CastramóvelO evento, que contou a...

População tem acesso ao serviço gratuito do Castramóvel
O evento, que contou a presença do governador Wilson Lima, aconteceu neste sábado, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, bairro Compensa.

73
População tem acesso ao serviço gratuito do Castramóvel
Foto: Arthur Castro/Secom

Cidade – A 8ª edição do Programa Governo Presente, realizada neste sábado (20/07), na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, bairro Compensa, zona oeste, trouxe oportunidades para muitas famílias terem acesso a serviços de cidadania, saúde, fomento, esporte, entre outros, oferecidos por 37 órgãos estaduais. A ação também disponibilizou atendimento aos pets (cães e gatos), por meio do Castramóvel, Unidade Móvel de Castração da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Com o Castramóvel são realizadas castrações solidárias diárias de cães e gatos, serviço oferecido tanto em Manaus como no interior, em ações itinerantes, como o Governo Presente. Esse trabalho tem o objetivo de democratizar o acesso à castração, considerada um dos meios mais eficazes para impedir o avanço de zoonoses e resguardar problemas de saúde de animais domésticos.

O serviço é executado de forma pioneira pelo Governo do Amazonas, desde 2020. Conforme a Sema, entre janeiro a junho deste ano, já foram realizadas mais de 8 mil castrações. Em todas as ações do Castramóvel, os atendimentos são de forma integral prestado à população. Além da castração, os tutores dos pets já saem com a medicação, como antibióticos e anti-inflamatórios, para fazerem o tratamento de recuperação dos seus pets.

População tem acesso ao serviço gratuito do Castramóvel
Foto: Arthur Castro/Secom

“O serviço do Castramóvel faz parte do programa de bem-estar animal do Governo do Amazonas, que tem parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Bem-estar Animal da Assembleia Legislativa (Aleam). A determinação do governador Wilson Lima é que possamos fazer um atendimento integral à população, cuidar do meio ambiente, mas também cuidar das pessoas, e evitar zoonoses, evitar que cães abandonados se proliferem de maneira descontrolada”, explicou secretário da Sema, Eduardo Taveira.

A autônoma Aldete Leandro, 46, trouxe o seu pet para fazer a castração. Ela relata a importância do apoio aos pets na ação. “É muito importante porque tem muitos animais abandonados, e eles são merecedores de nosso carinho. Esse serviço é essencial para muitas pessoas”.

Leia também: Dupla é presa por envolvimento em roubo na zona sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui