
A Prefeitura de Iranduba precisou radicalizar as medidas contra a Covid e decretou neste fim de semana que todo o comércio não essencial ficará fechado das 14 horas até às 6 da manhã, incluindo sábado, domingo e feriados. Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Polícia Militar vão fiscalizar o decreto do prefeito Augusto Ferraz, que foi às redes sociais comunicar a decisão.
Iranduba tem 3.448 casos de Covid confirmados, 60 mortes e todos os dias apresenta grande fluxo de pessoas, por ser uma cidade ligada a Manaus pela Ponte Rio Negro. “LOCKDOWN uma medida precisa para salvar vidas.”
Pelo decreto, o comércio poderá funcionar apenas até esse horário, ninguém poderá fazer aglomeração, tão pouco poderá fazer reuniões em grupos. O Hospital Hilda Freira, com 30 leitos, segue lotado, assim como toda o sistema de saúde pública do Amazonas.
COMO FICA?
Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências e similares só poderão funcionar nas modalidades “DELIVERY” (entrega em domicílio) e COLETA (o cliente vai ao local e busca o próprio pedido).
As feiras funcionarão das 6 às 14 horas.
O decreto N.º 009/2021 GAB/PMI, de 09 de janeiro 2021 (anexo), é assinado pelo prefeito Augusto Feraz, pelos secretários de saúde, Daniel Barroso; de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Moisés Lopes; pelo chefe da Casa Civil, Gilberto de Deus, e pelo procurador geral do município, Almir Prestes.
“TOQUE DE RECOLHER”
Na noite deste sábado (9), uma grande operação, capitaneada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), percorreu vários pontos do município para determinar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais e a saída das pessoas das ruas.
O prefeito Augusto Ferraz participou da operação, que começou pela Praça dos Três Poderes, por volta das 21 horas.
RECOMENDAÇÃO
Augusto Ferraz reforçou a recomendação ao público em geral, no sentido de que use máscaras, mantenha o distanciamento e higienize sempre as mãos com água e sabão, álcool em gel ou líquido 70%.
MEDIDA DE IMPACTO
De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Barroso, a decretação do “Lockdown” é uma forma de impactar a sociedade para que ela perceba o nível de gravidade da pandemia do novo Coronavírus em Iranduba.
PARCERIAS
A ação teve as parcerias da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTTI), Casa Civil, Procuradoria Geral do Município, além de outros órgãos da esfera municipal e representantes do Conselho Tutelar (conselheira Paula Prestes) e da Câmara Municipal (vereador Michel Lopes/ PSDB).
FECHAMENTO DE BALNEÁRIOS
Neste domingo (10), a “força-tarefa” de enfrentamento à Covid-19” vai percorrer os balneários do município para proceder o fechamento desses locais.
INDÚSTRIAS NÃO VÃO PARAR
Segundo o secretário municipal de indústria, comércio, turismo e desenvolvimento econômico, Moisés Lopes, indústrias como a fábrica de pisos, localizada no bairro Morada do Sol, e as olarias não serão afetadas pelo Decreto de “Lockdown”. “Elas precisarão apenas obedecer aos protocolos de saúde”, explicou o secretário.