Início Destaque Prefeitura de Manaus informa: não há vacinas para maiores de 50 anosRealidade...

Prefeitura de Manaus informa: não há vacinas para maiores de 50 anos
Realidade

472
Ministro da saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva sobre ações de enfrentamento ao coronavírus do Governo Federal no Amazonas

Apesar das promessas do ministro das Saúde Eduardo Pazuello, a Prefeitura de Manaus emitiu explicando que não há vacinas para começar campanha em maiores de 50 anos na capital do Amazonas. Pazuello fez a promessa na semana passada, quando esteve aqui, mas nunca disse de onde viriam as vacinas.

Assim como tem mudado o plano de vacinação várias vezes, o ministro da Saúde segue sob pressão por parte dos governadores. Estados como Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, já têm cidades sem vacina para nenhuma faixa etária, enquanto a Covid avança.

“Até o momento, o município não recebeu novas remessas de vacinas que tornassem possível ampliar a população-alvo da campanha. Portanto, ainda não será possível dar início à vacinação das pessoas de 50 a 69 anos, mantendo o atendimento dos grupos prioritários da primeira etapa: trabalhadores de saúde; idosos de 70 anos ou mais; idosos de instituições de longa permanência; pessoas com deficiência residentes em unidades assistenciais; e indígenas aldeados.”

Manaus tem se saído muito bem na vacinação, mas o fluxo segue limitado ao que foi entregue pelo ministério da Saúde. “Os grupos prioritários estão definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde e atualizado no último dia 15. O plano elenca os segmentos populacionais a serem contemplados por ordem de prioridade e, até o momento, não inclui a faixa etária de 50 a 59 anos, a não ser no grupo das comorbidades (18 a 59 anos).”

“De acordo com ofício circular do Ministério da Saúde enviado aos governos estaduais, no último dia 18, as próximas remessas destinadas ao Amazonas, com previsão de envio em fevereiro e março, contemplam os seguintes grupos: na primeira remessa, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas e trabalhadores de saúde; e na segunda remessa, trabalhadores da saúde, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64, em percentuais específicos por grupo e tipo de vacina.”, afirma a Prefeitura

“A Prefeitura de Manaus ainda não foi informada da quantidade a ser destinada ao município, mas, ainda assim, deu início ao reordenamento da campanha para fechar a etapa atual, garantindo a meta de imunizar 90% das populações contempladas e iniciar a nova etapa com novos fluxos e processos aprimorados.”, segue a nota.

VACINADOS

Até o momento foram vacinados 85,6% dos trabalhadores de saúde, 79,2% das pessoas de 70 a 74 anos, 81,8% das pessoas de 75 a 79 anos, e 87,1% das pessoas com 80 anos e mais, além de 67,2% dos indígenas aldeados.

A Prefeitura de Manaus segue empenhada em realizar da forma mais transparente e eficiente a campanha de imunização contra a Covid-19, buscando todos os recursos estratégicos, materiais e humanos para o atendimento de qualidade que a população manauense merece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui