Início Cidade Professor da UEA ganha Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba

Professor da UEA ganha Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba

214
0
Foto: Rede Social

Manoel Azevedo, professor do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganhou o Prêmio Nacional da Academia de Ciências de Cuba, por seus resultados pela investigação científica “Contribuições para a otimização da qualidade de energia em sistemas elétricos de distribuição primária”. O prêmio foi concedido pelo Centro de Estudios Electro Energeticos da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (CEEUCLV), de Cuba.

O professor explica que, com os resultados da pesquisa, é possível resolver problemas de produtoras de energia, com desenvolvimento de um algoritmo inteligente, que permite verificar e analisar qual seria o melhor banco de capacitores ou filtro e a melhor posição de se colocar em consumidores de média tensão.

“A pesquisa se baseia no desenvolvimento de um sistema utilizando técnicas de inteligência computacional [algoritmos genéticos (AG)] para a otimização multiobjetivo da Compensação da Potência Reativa [CPR] em redes elétricas de distribuição capaz de localizar e dimensionar de forma ótima as unidades de compensação necessárias [capacitores e/ou filtros de harmônicos passivos] para obter os melhores benefícios econômicos e a manutenção dos índices de qualidade da energia elétrica [QEE] estabelecidos pelas normas brasileiras”.

Segundo ele, essa é uma conquista da UEA. “O Centro de Estudos Energéticos avalia os melhores artigos na área e relevantes para a ciência como um todo e contribuição para o bom desenvolvimento da Ciência. Essa pesquisa é parte de uma série de vários artigos que elaboramos e foram submetidos à Revistas A2 e congressos em Cuba. Um dos Congressos de Cuba foi o Altae, de notação Internacional”, salientou.

O professor ressalta a participação de Ignacio Perez Abril (Cuba) e Jandecy Cabral Leite (Brasil), que também assinam a autoria do artigo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade do
 Estado do Amazonas (UEA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui