Início Cidade Projeto leva idosos do Lar Francisco de Assis ao Museu da Cidade

Projeto leva idosos do Lar Francisco de Assis ao Museu da Cidade

136
0

Uma tarde repleta de cultura, aprendizado e conhecimento. Foi dessa forma que o Museu da Cidade de Manaus recebeu a visita de 15 idosos do Lar Francisco de Assis nesta quinta-feira, 5/3. O grupo teve a oportunidade de conhecer o local por meio do projeto “Uma Tarde no Museu”, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, que leva pessoas de todas as idades, atendidas por organizações sociais, ao espaço, localizado no Centro Histórico de Manaus.

A instituição trabalha há 21 anos no resgate de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da assistência básica, realização de atividades que buscam o fortalecimento de vínculo, oficinas lúdicas e palestras motivacionais. Entre os projetos existentes no Lar Francisco de Assis, o “Eterno Aprendiz” busca a autonomia do idoso e trabalha com o estímulo da convivência entre o público dessa faixa etária.

Léia Souza, assistente social da instituição, comenta o impacto positivo das atividades como “Uma Tarde No Museu” no dia a dia dos assistidos. “Muitos deles se sentem abandonados e passeios como esse fazem com que eles se sintam mais livres e sadios. E o nosso trabalho é recíproco, eles não faltam às programações, eles realmente gostam da oportunidade de expandir o conhecimento”, salienta.
Edinalva Martins, 61, idosa atendida pelo Lar, demonstrou entusiasmo durante a visita. “Eu adorei, nunca havia entrado em um museu, é uma novidade para mim e estou me sentindo que nem uma criança, muito admirada, filmando tudo. Sou de outro Estado e essa é a primeira vez que entro em contato com a história local, então achei muito interessante a sala dos prefeitos, porque mostra todo o passado daqui”, afirma a dona de casa.

O administrador do museu, Leonardo Novelino, ressalta a importância de projetos que promovem atividades culturais ao lado das instituições. “O Lar Francisco de Assis possui uma filosofia inclusiva e ações como essa são instrumentos de paz, pois, por meio delas, os nossos idosos não se sentem preteridos ou enclausurados. Manaus é uma cidade muito prazerosa e é uma alegria enorme receber esse público que está sempre disposto a aprender”, declara.

O Museu da Cidade está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com última visita iniciando às 16h20, e está localizado em frente à praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.

*Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui