Início País Raridade: bebê nasce com cauda de 12 centímetros e passa por cirurgia...

Raridade: bebê nasce com cauda de 12 centímetros e passa por cirurgia de remoção no Brasil
Ciência

551

Um bebê que nasceu com uma cauda de 12 centímetros e passou por uma cirurgia no Ceará, teve o caso publicado no Journal of Pediatric Surgery Case Reports. Os médicos do  Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, explicaram que todo bebê desenvolvem uma cauda quando são embriões entre quatro a oito semanas de gestação, mas que é absorvida pelo corpo.

O caso é muito raro. Apenas 40 registros são encontrados na Medicina. “apêndices cutâneos lombossacrais e outras lesões cutâneas são uma indicação importante de envolvimento do sistema nervoso”, diz o texto, que fala sobre a relação da cauda com o sistema nervoso.

O artigo foi assinado por Humberto Forte, residente na pediatria; Carlos Eduardo Lopes Soares, estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC); Márcia Maria de Holanda Góes Bezerra, cirurgiã pediátrica do Hospital Albert Sabin; Verlene de Araujo Verdiano, neonatologista; Rodrigo Schuler Honorio, patologista do Hospital Albert Sabin; e Francisco das Chagas Barros Brilhante, cirurgião pediátrico do Hospital Albert Sabin.

“Ainda não há uma causa específica definida. A teoria mais aceita é de uma alteração na regressão da cauda embrionária que todos temos durante nossa fase de desenvolvimento. No entanto, ainda não foi definida a etiologia da alteração”, pontua o médico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui