Início Cidade Segurança: Estações de tratamento de água recebem nova iluminação náuticaUnidades na Ponta...

Segurança: Estações de tratamento de água recebem nova iluminação náutica
Unidades na Ponta do Ismael e Ponta das Lajes receberam mais de 100 itens e 3 mil metros de cabos novos durante processo de revitalização

82
0

As duas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Ponta do Ismael, responsáveis por 70% do abastecimento da cidade e a ETA Ponta das Lajes, que abastece a Zona Leste, estão de cara nova. Os sistemas de iluminação e sinalização náutica das unidades foram completamente revitalizados. O objetivo do trabalho é ampliar a segurança operacional de equipamentos como bombas, motores e adutoras, que ficam nas áreas onde a água do rio Negro é captada.

Mais de 100 itens como lâmpadas, refletores e placas sinalizadoras foram instalados nos pontos de captação da Ponta do Ismael e Ponta das Lajes. Também foram substituídos aproximadamente 3 mil metros de cabos. As defensas de proteção dos pilares da estação da zona Leste passaram por um trabalho de reposicionamento. “Embarcações de vários portes cruzam os rios de Manaus a todo momento e por isso, é importante que as áreas de captação estejam sinalizadas, iluminadas e protegidas pelas defensas. Com isso, estabelecemos uma zona de segurança para nossos sistemas de captação, evitando que as embarcações adentrem nesta área”, explicou o gerente operacional da Águas de Manaus, Diogo Freitas.

O processo de tratamento de água tem início nos pontos de captação. Por isso, eles precisam funcionar 24h para garantir o abastecimento da cidade. “Qualquer ocorrência num ponto de captação pode comprometer o abastecimento de regiões inteiras da cidade. Por isso, melhorar a segurança operacional nestes locais é muito importante, pois garante o pleno funcionamento do sistema. Estamos realizando melhorias eletromecânicas e manutenções preventivas em equipamentos que ficam nas captações. O trabalho de iluminação e sinalização complementa esse pacote de ações”, completou o gerente operacional.

INVESTIMENTOS – Recentemente, a concessionária Águas de Manaus realizou duas obras de melhoria que também vão contribuir para a segurança operacional do sistema de abastecimento de água da capital. Os trabalhos de revitalização da bomba de captação da Estação Ponta das Lajes (zona Leste) e a instalação de um inversor de frequência no sistema hidráulico Alvorada beneficiam mais de 1,2 milhão de moradores nas zonas Norte, Centro-Oeste e Leste de Manaus. No segundo semestre, a empresa deve lançar um pacote de intervenções que vão implantar cerca de 17 mil metros de extensões de redes de água, além de equipamentos como válvulas reguladoras de pressão, registros e ventosas para melhorar o abastecimento em regiões da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui