Início Destaque Trabalhador em condição de escravidão é resgatado em HumaitáPoliciais, bombeiros e agentes...

Trabalhador em condição de escravidão é resgatado em Humaitá
Policiais, bombeiros e agentes ambientais aprendem madeira e resgatam trabalhador mantido em condições de escravidão

503
A fiscalização abordou ainda o caseiro da propriedade, sem encontrar os possíveis responsáveis pelo desmatamento e queimadas ilegais. Foto: SSP-AM

metros cúbicos de madeira ilegal, na segunda-feira (20/09). A madeira foi apreendida durante ação policial que ocorreu em uma ramal no distrito de Realidade.

Criada pelo Governo do Amazonas para combater as queimadas e desmatamento ilegal, a operação envolve policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Força Nacional.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Os policiais encontraram uma pessoa que estava em um barraco alojada em situação de trabalho análoga à de escravo. No local havia um equipamento de pulverização para limpeza ilegal de áreas desmatadas.

A fiscalização abordou ainda o caseiro da propriedade, sem encontrar os possíveis responsáveis pelo desmatamento e queimadas ilegais. As investigações continuam.

Os bombeiros também combateram pequenos focos de incêndio nas proximidades.

Queimadas urbanas – As equipes da operação Tamoiotatá também foram acionadas para o combate a um incêndio em vegetação de médias proporções em um terreno ao lado de residências e da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Humaitá. O fogo foi controlado sendo utilizados cerca de 3.000 litros de água para uma área queimada de aproximadamente 900 metros quadrados.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Operação – Desde o início de abril, o Governo do Estado atua na repressão ao desmatamento ilegal nos municípios de Apuí, Humaitá e Lábrea. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Segurança Pública (SSP-AM).

Por determinação do secretário de Segurança, general Mansur, houve reforço no número de efetivo. A Força Nacional também está participando, com mais de 40 agentes.

Durante os cinco primeiros meses de operação, foram apreendidos animais domésticos, madeira serrada e veículos que realizavam o transporte irregular de materiais ilícitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui