Início Destaque Três manauaras estão com suspeita de Coronavírus

Três manauaras estão com suspeita de Coronavírus

292
0

Agora é oficial. O Amazonas notificou na segunda-feira (02/03) três casos suspeitos de Covid-19 (novo coronavírus) ao Ministério da Saúde. Um dos casos trata-se de uma pessoa que esteve nos Emirados Árabes. Os outros dois chegaram de viagem da França. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar, em Manaus.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), realizou exames nos pacientes, que deram negativos para todos os vírus circulantes no Estado. As amostras então foram encaminhadas ainda na segunda-feira para o laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), que fará o teste para o Covid-19.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informou que a medida segue o fluxo de protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Os casos atendiam aos critérios para suspeitos de Covid-19, por serem pacientes sintomáticos respiratórios e que haviam estado em região de transmissão viral. Os pacientes foram notificados pela rede de saúde e, de forma oportuna, foram realizados todos os protocolos”, disse.

Exame no Amazonas – Também na segunda-feira (02/03) o Ministério da Saúde informou que vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. O Amazonas será um dos estados contemplados, com o credenciamento do Lacen-AM para realizar o diagnóstico do Covid-19.

Segundo o órgão, nas próximas semanas, serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o Covid-19.

A diretora-presidente da FVS-AM informou que a realização do diagnóstico no Amazonas vai aumentar a vigilância para a doença no Estado.

“Seremos um dos primeiros a receber os kits para testes específicos para o coronavírus. Estamos nos preparando ainda mais para a detecção da doença, principalmente porque estamos no período de sazonalidade das doenças respiratórias”, afirmou Rosemary.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui