Início Destaque URGENTE: aplicação da primeira dose da vacina é suspensa em Manaus

URGENTE: aplicação da primeira dose da vacina é suspensa em Manaus

864
Fotos: Divulgação

MANAUS/AM – A Prefeitura de Manaus acabou de divulgar nota informando que a vacinação contra Covid-19 estará suspensa a partir de amanhã (28).

Leia na integrar:

“Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Manaus suspende temporariamente, a partir desta quarta-feira, 28/4, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus. A medida vale, inclusive, para os usuários que já haviam sido agendados por meio do “Imuniza Manaus”. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) seguirá aplicando a segunda dose normalmente nos postos de vacinação.

Desde o início da campanha, no dia 29 de janeiro deste ano, a Semsa já havia vacinado 104,5% dos trabalhadores de saúde; 96,4% dos idosos com 80 anos e mais; 92,4% dos idosos de 75 a 79 anos; 93,7% dos idosos de 70 a 74 anos; 93,0% dos idosos de 65 a 69 anos; e 89,2% dos idosos de 60 a 64 anos. Ao todo, entre primeira e segunda doses, foram aplicadas 444.503 das duas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde: CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford.

Também na faixa etária de 18 a 59 anos de idade, com alguma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a Semsa concluiu a aplicação da primeira dose na última segunda-feira, 26/4, restando dos grupos contemplados, apenas os que não se vacinaram nas etapas específicas de cada um”.

PROBLEMAS

Em março, na época, o ex-ministro Eduardo Pazuello orientou que os estados e municípios usassem todo o estoque das vacinas para a primeira dose a fim de acelerar o ritmo da vacinação.

Nesta segunda-feira (26), no Senado, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga explicou por que agora a orientação é guardar parte do estoque para a segunda aplicação. Segundo o ministro, é pelo atraso na chegada de insumos da China para a vacina CoronaVac.

“Outra questão que há em relação à nossa vacinação e que tem nos causado certa preocupação é a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem e agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa segunda dose”, afirmou o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui