
O Programa RespirAR, referência internacional em reabilitação pulmonar, está utilizando a ventosaterapia para tratar dores crônicas, musculares e articulares dos pacientes. A técnica milenar, que desempenha um papel fundamental no processo de reabilitação em diversas patologias, é realizada com a aplicação de ventosas na pele, criando uma ação relaxante e promovendo a circulação sanguínea nas áreas afetadas.
“O Governo do Amazonas tem proporcionado tratamentos específicos para que os pacientes do RespirAR tenham mais qualidade de vida. A ventosa é mais um dos recursos que complementam os serviços de fisioterapia, e que estão fortalecendo a saúde da população amazonense”, comentou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
A aposentada Waldeilda Ferreira, paciente do RespirAR no núcleo do Centro de Convivência da Aparecida, chegou no programa com fortes dores no joelho. Após 10 sessões de tratamento fisioterapêutico com a ventosa, ela relata melhoras e evolução.
“Eu estava sentindo muita dor e não conseguia andar direito. Depois das sessões com a ventosa, a dor diminuiu muito e agora estou conseguindo me locomover melhor”, disse Waldeilda Ferreira.
A ventosaterapia é uma técnica segura e eficaz, que pode ser utilizada em diversos casos, como dor muscular, dor articular, fibromialgia, tendinite, bursite, entre outros.
A fisioterapeuta Fernanda Barreto reforça que para cada paciente, o processo de reabilitação é avaliado de acordo com a sua comorbidade.
“Conforme os exames de imagens que os pacientes trazem, realizamos a avaliação fisioterapêutica, e uma ficha ortopédica, para depois tratar o caso e avaliar se precisa da ventosa. Mas a maioria dos casos que recebemos precisam e nosso trabalho é sempre pensando na qualidade de vida do paciente”, ressaltou.