
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) se reúne nesta terça-feira (26/1), a partir das 9h, em convocação extraordinária, para analisar e votar o Projeto de Lei do executivo municipal que cria o “Auxílio Manauara”, no valor de R$ 200 que será pago a 40 mil famílias residentes em Manaus, que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, além de trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família.
A sessão será virtual, com transmissão pela rádio e TV Câmara, além das redes sociais do CMM. A informação foi divulgada neste domingo (24/1) pelo presidente da Câmara, vereador David Reis (Avante), que reiterou o comprometimento do parlamento municipal, e o engajamento pessoal dos vereadores, com as ações de enfretamento da covid-19, em curso na cidade de Manaus. “Há um consenso entre nós parlamentares e a prefeitura, de que a concessão desse benefício é de extrema urgência, principalmente agora, que as restrições se ampliaram, apenas os setores essenciais estão funcionando, o auxílio do governo federal acabou, e milhares de famílias estão sem ter de onde tirar o sustento”, explica David Reis.
A criação do Auxílio Manauara foi compromisso de campanha do prefeito David Almeida (Avante). Incialmente o benefício deveria começar a ser pago em abril, entretanto, por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, o prefeito e os vereadores decidiram, em comum acordo, antecipar o pagamento para fevereiro, daí a necessidade da convocação de sessão extraordinária da Câmara, para terça-feira.
“Regimentalmente, a abertura do ano legislativo se dará no dia 8 de fevereiro com a leitura da mensagem anual do prefeito, entretanto, como a ideia é começar a pagar o auxílio manauara já em fevereiro, foi necessária a convocação extraordinária”, esclarece David Reis.
A mensagem do prefeito de Manaus encaminhando Projeto de Lei que cria o Auxílio Manauara deve chegar na câmara na terça-feira, quando começará a tramitar imediatamente, para que o presidente David Reis possa então, deliberar o pedido regime de urgência, encaminhar a matéria para as comissões técnicas e, por fim, o PL será discutido e votado em plenário.