
Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Coari informou o falecimento, de 7 pacientes, na manhã desta terça-feira (19), por falta de oxigênio no Hospital Regional de Coari ( a 370 quilômetros de Manaus). “A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar o seu completo desagrado e repúdio com a forma irresponsável que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está lindando com a saúde do interior e prejudicando todo o planejamento realizado pelo município de Coari, para o enfrentamento da pandemia da covid-19”.
Conforme a nota, as mortes ocorreram por falta de reposição do oxigênio, pela Secretária Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que confiscou 200 cilindros do município para abastecer os hospitais em Manaus, no final de semana.
Ainda de acordo com a nota de repúdio, o Governo do Estado enviou 40 cilindros de oxigênio a Coari, com previsão de chegada às 18h, porém, o avião passou direto para a cidade de Tefé. “ O município não possui voos noturnos. Os cilindros só chegaram às 7h desta terça-feira (19), infelizmente, o Hospital Regional de Coari só tinha oxigênio até às 6h de oxigênio”.
Confira a nota na íntegra:
Até a publicação desta matéria a SES-AM não tinha se manifestado. No dia de ontem, o Governador do Amazonas Wilson Lima e o Ministro da Saúde, Pazuello, durante coletiva de imprensa, disseram que “a crise do oxigênio estava equalizada”, o dialogo pôde ser assistido por milhares de telespectadores do Jornal Nacional.