Início Destaque Anvisa suspende fabricação e comercialização de produtos da marca FuginiA empresa fabrica...

Anvisa suspende fabricação e comercialização de produtos da marca Fugini
A empresa fabrica maionese, molhos de tomate, mostarda, Ketchup, batata palha dentre outros produtos.

164
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Segundo a Anvisa, a medida preventiva foi tomada após inspeção sanitária realizada na fábrica de São Paulo, na qual foram achadas graves carências nas boas práticas de fabricação relacionadas a higiene, controle de qualidade e segurança do produto matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Agência reguladora diz que esses defeitos podem afetar a qualidade e a segurança do produto final.

Em resposta, Fugini disse que a fiscalização “gerou uma ordem para modificar determinados processos e procedimentos internos, acatamos e prontamente alteramos os pontos indicados”. No entanto, segundo a empresa não há lote recolhido e a comercialização e consumo dos produtos costuma ser feito no ponto de venda.

Recolhimento de lotes de maionese

De acordo com a Anvisa, será publicada resolução nesta quinta-feira, dia 30, específica para os lotes de maionese da marca Fugini produzidos na unidade de Planta de Monte Alto, no período de 20/12/2022 a 21/03/2023.

A nova medida proíbe sua comercialização, venda e uso e prevê a retirada de todas as ofertas de maionese da marca com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os produtos a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

Tais medidas envolvem o uso de matérias-primas vencidas na produção de maionese. A inspeção sanitária confirmou a veracidade.

“Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento”, afirmou a agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui