
Manaus, AM – Em Manaus, irmãos de 7 e 10 anos são resgatados em situação de abandono. Dois irmãos, uma de 7 anos e um outro de 10, foram resgatados em situação de abandono em Manaus, na segunda-feira (8). As crianças foram encontradas em uma residência no bairro São José, na zona Leste da cidade, em condições precárias e com marcas de agressão pelo corpo.
A mãe das crianças, que não teve a identidade divulgada, viajou para o Pará há dias e deixou os filhos sozinhos em casa. Os vizinhos, ao perceberem a ausência da genitora e o estado das crianças, acionaram o Conselho Tutelar e a polícia.
Ao chegarem ao local, os conselheiros encontraram as crianças desnutridas, com a casa suja e cheia de lixo. Eles também relataram que eram constantemente espancados pela mãe. Uma criança tinha marcas de chutes no estômago e a outra estava com a cabeça quebrada.
As crianças foram levadas para um abrigo e a mãe ainda não foi localizada pela polícia. Ela poderá responder por maus-tratos e abandono de incapaz.
A gravidade do caso
O caso dos dois irmãos de Manaus é um exemplo da gravidade do problema do abandono e dos maus-tratos infantis no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2021 foram registrados 185.072 casos de violência contra crianças e adolescentes no país. Desses, 106.093 foram casos de negligência, 52.014 de violência física, 23.965 de violência psicológica e 3.000 de violência sexual.
É importante ressaltar que o abandono e os maus-tratos infantis são crimes e devem ser denunciados. Se você presenciar ou souber de um caso, denuncie pelo telefone 100, o Disque Denúncia Nacional.
Leia também: Vídeo: motociclista escapa de atropelamento por carro em perseguição policial