Início Destaque Familiares que perdem entes queridos no João Lúcio recebem apoio psicológicoLuto e...

Familiares que perdem entes queridos no João Lúcio recebem apoio psicológico
Luto e sofrimento

388

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) está mantendo equipes de psicólogos e assistentes sociais no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, Coroado, zona leste de Manaus. O objetivo é prestar apoio psicossocial às famílias dos pacientes que dão entrada na unidade. 

No local, as equipes prestam orientações quanto aos procedimentos de velório e sepultamento na capital e no interior e alertam sobre medidas de segurança e proteção contra o novo coronavírus (Covid-19), além de prestar esclarecimentos quanto aos programas de apoio social às famílias em situação de vulnerabilidade. Os atendimentos são realizados diariamente, das 7h às 22h.

De acordo com o secretário titular da Sejusc, William Abreu, a ação destaca os esforços do Governo do Amazonas em criar respostas rápidas nesse momento. A psicóloga Kássia Amorim, que estava de plantão nesta segunda-feira (04/01), explica que o atendimento humanizado é de extrema importância para as famílias sensibilizadas com a perda de seus parentes. 

“Quando a pessoa recebe a notícia que um familiar veio a óbito, ela fica desnorteada, não sabe como reagir, algumas não possuem condições financeiras. Por isso, é importante a nossa atuação, justamente para que, nesse momento, possamos transmitir um pouco de conforto, acolhimento e demais orientações a essas famílias”, destaca a psicóloga. 

Kássia afirma, ainda, que as equipes também fazem uma ponte entre os familiares e os pacientes que estão internados na ala rosa da unidade. “Todos querem que seus familiares saiam bem do hospital. Nós também levamos utensílios e até aparelhos celulares para que os internados possam falar com seus entes através de chamadas de vídeo. Isso ajuda a melhorar a recuperação do paciente”, completa. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui