Início Destaque Governo do Amazonas realiza Dispensa de Licitação para serviços no Hospital Nilton...

Governo do Amazonas realiza Dispensa de Licitação para serviços no Hospital Nilton Lins

469

Após os problemas que resultaram na Operação Sangria, CPI da Saúde, prisão de membros do alto escalão do Governo e até pedido de prisão do governador Wilson Lima, nesta segunda o governo do Amazonas anunciou que  por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM), iniciou o processo de Dispensa de Licitação, com o objetivo de contratar empresas e pessoas jurídicas que estejam interessadas na prestação de serviços para o Hospital Nilton Lins, referência para o tratamento da Covid-19.

Durante o primeiro pico de Covid o Governo comprou respiradores em loja de vinhos por preços muito acima do mercado, e segue respondendo por isso. Até um processo de impeachmet foi protocolado contra o governador e o vice, Carlos Almeida.

A ação ocorreu na sede do CSC, localizada na Rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, com sessões públicas às 8h30, 10h30 e 12h30, todas abertas ao público, garantindo assim a lisura do processo. Para o presidente do CSC, Walter Brito, foi fundamental a decisão do governador Wilson Lima de tornar o processo, até então realizado de forma inédita no Brasil, o mais transparente possível.

“Importante ressaltar que esse procedimento é inédito, não se conhece e no estado do Amazonas jamais foi feito, no Brasil também se desconhece. Nós já tivemos um chamamento público só que por e-mail para comprar teste de Covid, foi comprado pelo TCE. Essa sessão também foi gravada e está sendo acompanhada pelos órgãos de controle, dando maior transparência e legitimidade possível”, destaca Walter Brito.

Ao todo, participaram do processo 19 empresas e pessoas jurídicas especializadas em serviços na área da saúde. Os chamamentos continuarão nesta terça e quarta-feira (12 e 13/01). Foram abertas licitações para prestação de oito serviços, sendo eles: procedimentos em nefrologia e terapia renal substitutiva; lavanderia hospitalar externa; diagnóstico por imagem; locação de um contêiner frigorífico; apoio administrativo, maqueiro e agente de portaria; conservação e limpeza; serviços médicos de cirurgião vascular; e serviços de T.I.

Trâmites – Durante o pregão, as empresas candidatas apresentaram suas propostas com os valores globais para avaliação. As melhores propostas foram selecionadas e as empresas passaram a ser credenciadas para a realização dos serviços propostos.

Hospital Nilton Lins – O Governo do Amazonas solicitou, na sexta-feira (08/01), a requisição do Hospital Nilton Lins para abrir 103 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A medida, comunicada aos órgãos de controle, tem como objetivo assumir a gestão do hospital, requisitando tanto os espaços físicos como toda a estrutura de equipamentos e mobiliários da unidade. A expectativa é de que a unidade entre em funcionamento até quarta-feira (13/01).

Nesta segunda Wilson Lima apresentou as instalações do hospital para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e para o prefeito David Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui