
Livros mais vendidos no Brasil em 2023. O ranking dos livros mais vendidos no Brasil em 2023, baseado na lista da Amazon, traz uma variedade de gêneros, com destaque para romance, autodesenvolvimento e ficção.
Colleen Hoover em alta
A escritora americana Colleen Hoover é a grande vencedora do ano, com quatro livros no top 10. Ela já havia se destacado em 2022 e seguiu em alta, muito por conta da influência dos leitores do TikTok.
Autora brasileira no top 10
A mineira Carla Madeira é a única autora brasileira no top 10, com o livro “Tudo é rio”. A obra, publicada em 2022, é um romance histórico que narra a história de um casal em uma cidade do interior do Brasil.
Outros destaques
Outros títulos que aparecem no top 10 são:
“A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig (ficção)
“O homem mais rico da Babilônia”, de George S. Clason (autodesenvolvimento)
“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie (autodesenvolvimento)
Booktok: fenômeno literário
Muitos desses sucessos são resultado de movimentos literários nas redes sociais, como o “Booktok”, uma comunidade dentro do TikTok dedicada a vídeos relacionados a livros e leitura.
Nessa parte específica da plataforma, os usuários compartilham recomendações, resenhas, dicas de leitura, hacks literários, e até mesmo dramatizações ou encenações de cenas de livros.
O Booktok se tornou um fenômeno significativo, influenciando as escolhas de leitura de muitos usuários e contribuindo para o aumento da visibilidade de determinados livros.
Confira o top 10:
1 – É assim que começa, de Colleen Hoover
Essa é a sequência do livro É assim que acaba. A autora dá continuidade na história de Lily, em sua nova fase da vida longe de seu ex-parceiro abusivo e vivendo um novo amor.
2 – A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig
A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
3 – É Assim que Acaba, de Colleen Hoover
O livro, considerado a obra mais pessoal de Hoover, explora tabus sociais ao abordar as complexidades das relações tóxicas, destacando como amor e abuso frequentemente coexistem em uma confusão de sentimentos.
4 – O homem mais rico da Babilônia, de George Samuel Clason
O título é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros, baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos.
5 – Verity, de Colleen Hoover
Com uma narrativa perturbadora e chocante, Verity é dividido entre duas protagonistas, e explora o lado mais sombrio das relações humanas deixando uma surpresinha chocante no final.
6 – Todas as suas (im)perfeições, de Colleen Hoover
O livro fala sobre um casamento conturbado de um casal que não pode ter filhos. Mas uma promessa esquecida que pode ser capaz de salvá-lo.
7 – Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie
Um clássico da autoajuda que analisa o impacto da internet na comunicação humana, além de orientar de maneira prática as formas de conduta adequadas a esses novos meios de relacionamento social, para o pleno sucesso pessoal e profissional.
8 – Tudo é rio, Carla Madeira
A história é um triângulo amoroso entre Dalva, Venâncio e Lucy, que tem suas vidas ligadas pelo o acaso e são obrigados a lidar com as consequências de suas próprias ações.
9 – Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker
Explora as mentalidades e comportamentos que distinguem as pessoas financeiramente bem-sucedidas, daquelas que enfrentam dificuldades financeiras.
10 – A psicologia financeira
Livro de educação financeira que apresenta casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator psicológico no gerenciamento das finanças.
Leia também: Funcionários ganham US$ 50 mil em raspadinhas após presente do chefe