Início Sem categoria OEA FAZ HOJE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DISCUTIR CRISE NA VENEZUELA

OEA FAZ HOJE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DISCUTIR CRISE NA VENEZUELA

562

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou sessão extraordinária para hoje (24), em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a situação na Venezuela. A reunião ocorre um dia depois de Juan Guaid[ó se declarar presidente interino e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmar que se mantém no poder.

O Brasil, os Estados Unidos, a União Europeia, a Organização das Nações Unidas (ONU), o Grupo de Lima e a própria OEA se manifestaram favoravelmente a Guaidó em defesa de novas eleições gerais na Venezuela.

Internamente, Maduro resiste e conta com apoio da cúpula militar. Os confrontos entre simpatizantes do Maduro e de Guaidó promoveram manifestações nos últimos três dias. Segundo entidades civis, pelo menos 14 pessoas foram mortas por causa da forte repressão.

A situação na Venezuela se agravou após a posse de Maduro para o segundo mandato presidencial em 10 de janeiro. Para o Brasil, o Grupo de Lima, que reúne 14 países, e a OEA, o mandato é ilegítimo.

Nas redes sociais, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, elogiou a iniciativa do Parlamento venezuelano em designar Gustavo Tarre Briceño como representante especial para coordenar ações para o “restabelecimento da ordem constitucional e democrática” na Venezuela no âmbito da organização.

Fonte: Agência Brasil

Artigo anteriorSAIBA QUEM É JUAN GUAIDÓ, PRINCIPAL NOME DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA
Próximo artigoONZE DOS 14 PAÍSES DO GRUPO DE LIMA APOIAM GUAIDÓ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui