Início Mundo ONZE DOS 14 PAÍSES DO GRUPO DE LIMA APOIAM GUAIDÓ

ONZE DOS 14 PAÍSES DO GRUPO DE LIMA APOIAM GUAIDÓ

645
Maior parte dos países do Grupo de Lima manifesta apoio a Guaidó - Juan Guaidó/Redes Sociais/Direitos Reservados

O Ministério das Relações Exteriores do Peru divulgou uma declaração conjunta na qual 11 dos 14 países que compõem o Grupo de Lima reiteram apoio ao presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. No texto, destacam o esforço conjunto para restaurar a democracia e realizar novas eleições gerais.

O comunicado tem apoio dos governos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru. Não subscrevem o documento Guiana, Santa Lúcia e México.

“[O Grupo de Lima apoia] o início do processo de transição democrática na Venezuela, no âmbito da sua Constituição, para realizar novas eleições no menor tempo possível, com a participação de todos os atores políticos e com garantias internacionais e normas necessárias para processo democrático”, diz a declaração.

O texto ressalta a confiança em Guaidó e reitera que considera ilegítimo o regime de Nicolás Maduro. “[O Grupo de Lima ] reconhece e expressa seu pleno apoio ao presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, que assumiu como presidente da República Bolivariana da Venezuela, considerando as normas constitucionais e com a ilegitimidade do regime Nicolás Maduro.”

No comunicado, os 11 países condenam a violência registrada nos protestos de rua em várias cidades venezuelanas. “[Os países que integram o grupo] condenam os atos de violência ocorridos na Venezuela e insistem que o Estado de Direito, os direitos fundamentais do povo e a paz social sejam garantidos, enquanto ocorre a transição do governo.”

Fonte: Agência Brasil

Artigo anteriorOEA FAZ HOJE SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DISCUTIR CRISE NA VENEZUELA
Próximo artigoARRECADAÇÃO FEDERAL TEM ALTA DE 4,74% EM 2018 E SOMA R$ 1,457 TRI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui