
OLHO GRANDE – A Petrobras divulgou nesta sexta-feira (18) nota à imprensa em que defende o aumento dos preços dos combustíveis com base no mercado mundial de petróleo. A medida busca reduzir os riscos de desabastecimento, declarou a estatal brasileira.
Os reajustes de preços, informou a empresa, são cruciais para manter o mercado brasileiro abastecido por distribuidores, importadores e produtores.
A Petrobras disse que os aumentos anunciados em 10 de março – que incluem aumento de 18% na gasolina e 24,9% no diesel – vieram como resposta ao aumento dos preços ao redor do mundo, após a invasão da Rússia à Ucrânia em 24 de fevereiro.
Segundo a nota, a Petrobras só aumentou os preços em 11 de março, duas semanas depois. Ainda assim, a empresa disse que os aumentos refletem apenas parte do aumento dos preços internacionais, “que foram fortemente afetados pela oferta limitada versus a demanda global de energia”.
A gigante do petróleo também argumentou que é “sensível ao impacto dos preços na sociedade”, acrescentando que “monitora o mercado diariamente neste momento desafiador e altamente volátil e não pode antecipar as decisões de preços”.
fonte: Agência Brasil