
Brasil – Homem é preso após assaltar farmácia logo após assinar condicional. Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (19) após assaltar uma farmácia em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O crime ocorreu logo após o suspeito comparecer no fórum para assinar o termo de condicional.
O homem, que já havia sido condenado por três assaltos a mão armada, dois furtos e uma receptação, entrou na farmácia tranquilamente, como se fosse um cliente. Ele chegou ao caixa, falou com a atendente e, na sequência, sacou uma arma de brinquedo e exigiu o dinheiro.
A atendente entregou o dinheiro e o suspeito fugiu. No entanto, ele foi localizado e preso pela polícia.
Em entrevista, o suspeito disse que o crime foi cometido porque “o Brasil não quer” que ele se ressocialize. “Eu só queria trabalhar, mas ninguém me dá emprego”, afirmou.
O advogado criminalista Rodrigo Rodrigues explica que, em casos como esse, o condenado pode ter a pena regressiva, ou seja, ele pode voltar para a prisão.
“A regressão da pena é uma consequência prevista na lei para condenados que descumprem as condições da liberdade condicional. No caso desse homem, ele cometeu um novo crime logo após ser liberado da prisão. Isso é um claro indício de que ele não está disposto a cumprir as condições da condicional”, explica Rodrigues.
A pena regressiva pode ser de até dois anos de prisão. Além disso, o condenado pode ter o benefício da condicional cancelado.
O homem preso na sexta-feira (19) foi encaminhado para a delegacia de Contagem. Ele será ouvido pela polícia e, em seguida, será encaminhado para o sistema prisional.
Leia também: Incêndio destrói casas na comunidade Bairro do Céu, em Manaus