
A presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (Republicanos) promoveu no fim da tarde de sexta-feira uma ato em homenagem aos 14 anos da Lei Maria da Penha, em frente ao Teatro Amazonas. A iniciativa foi chamar atenção para a importância da data que foi uma ferramenta fundamental na luta pelo combate à violência doméstica.
Um grupo de aproximadamente 70 pessoas compareceu para participar da atividade.
Entre eles, a delegada Débora Mafra, que por mais de uma década esteve no comando da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra Mulher, e a vice-presidente da OAB/AM, Grace Benayon, além de representantes de movimentos populares que atuam no combate a violência de gênero.

“A luta pela violência contra mulher é uma das prioridades do mandato. Como mulher, vereadora e presidente da Comissão em Defesa dos Direito da Mulher na CMM eu tenho esse compromisso com a causa. As atividades de assistência jurídica e psicológica gratuitas nunca pararam, por que durante a pandemia esse tipo de crime aumentou 30% aqui no Amazonas. Então devemos estar alertas. Essa luta é constante e urgente!”, ressaltou Mirtes Salles.Durante o ato, houve panfletagem com material que esclarece os tipos de violência de gênero e os números para denunciar o crime. Depois, o grupo debateu a causa e soltou balões de cor lilás, em alusão a campanha Agosto Lilás, pelo combate à violência doméstica.
Em seguida, o teatro Amazonas, recebeu iluminação especial em tons de lilás também como referência a luta feminina pelo fim da violência contra mulher.
denunciar este tipo de agressão.