
Pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), anunciaram a identificação de três linhagens do novo coronavírus no Amazonas. São idênticas às que apareceram na Austrália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
O maldito vírus foi colhido em Manacapuru, Autazes, Careiro e Manaquiri (Região Metropolitana), Santa Isabel do Rio Negro (Rio Negro), Tabatinga e Santo Antônio do Içá (Alto Solimões), e Manicoré (Rio Madeira).

Felipe Navesca, um dos pesquisadores que participaram do estudo, afirma que isso é um forte indício da teoria de que “esses vírus podem ter chegado aqui através de estrangeiros ou brasileiros que estavam nestes países e que ao retornar trouxeram o vírus junto, direto para Manaus, como também pode ser que este vírus chegou em outras regiões do país e depois tenha migrado pro Amazonas”, afirmou.
Em Manaus foram encontradas as três linhagens. “Ainda não existe nenhum dado que comprove que o vírus que circula aqui seja mais grave ou menos grave do que em outros lugares, só identificamos uma facilidade dele se espalhar mais rápido”.