Início Policial Polícia indicia por estelionato dupla investigada por aplicar golpe na venda de...

Polícia indicia por estelionato dupla investigada por aplicar golpe na venda de tijolos em Manaus

513
Foto: Divulgação/ PC-AM

O delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), indiciou por estelionato e associação criminosa, na tarde de quinta-feira (9/5), por volta das 15h30, Jefferson Eduardo Silva, 26, e um idoso, que usou a identidade de uma outra pessoa ao longo dos procedimentos policiais. De acordo com Paixão, a dupla estava sendo investigada por integrar um bando especializado em aplicar golpes na cidade, envolvendo a venda de tijolos.

Eduardo Paixão explicou que a dupla foi interceptada por policiais militares lotados na 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), no momento em que efetuava a entrega de tijolos e fazia mais uma vítima na cidade. Conforme o delegado, a dupla é integrante de um esquema criminoso denominado “Golpe do Tijolo com Fundo Falso”.

“Os infratores anunciavam milheiro de tijolos em um site de compra e venda, com preços muito abaixo do praticado no mercado e quando um cliente contratava o serviço, os infratores iam até a casa da pessoa e exigiam que ela pagasse antecipadamente pelos tijolos e entregavam uma quantidade muito menor do que a vendida à vítima”, esclareceu o delegado.

Na tarde de quinta-feira (9/5), por volta das 14h, ao perceber que se tratava de um golpe, uma das vítimas, um homem de 35 anos, ligou para a Decon e denunciou o esquema ilícito. Imediatamente a equipe da especializada acionou os policiais militares da 10ª Cicom para dar apoio à ocorrência. Os policiais militares se deslocaram até a rua Rodolfo Teófilo, no Conjunto Amazonino Mendes, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, e constatou a veracidade da informação.

“Pela péssima qualidade da mercadoria e realizando uma contagem atenta, é possível identificar um fundo falso no caminhão, que simula a quantidade paga pelas vítimas, induzindo o cliente a cair em um golpe. Quando os policiais militares chegaram ao endereço da vítima, tinham quatro indivíduos, mas dois deles, munidos de arma de fogo, fizeram uma pessoa refém e fugiram no carro dela”, disse Paixão.

Jefferson e o idoso foram detidos pelos policiais militares e conduzidos à Decon, onde foram indiciados por estelionato e associação criminosa. Foi instaurado Inquérito Policial (IP) em torno do caso. Após os procedimentos cabíveis, eles foram liberados e irão responder ao processo em liberdade.

O titular da Decon pede às pessoas que possam colaborar com a identificação do homem que forneceu a identidade falsa para que comuniquem o verdadeiro nome dele e contribuam com informações pessoais sobre ele. “Os canais de denúncia da unidade policial são: (92) 99962-2731 e 3214-2264. Denúncias também podem ser formalizadas no prédio da Decon, situado nas dependências do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Lourenço da Silva Braga com a rua Lima Bacuri, no bairro Centro, zona sul da capital”, orientou.

Para concluir, Eduardo Paixão alerta a população para que tenha cautela ao visualizar ofertas em sites de compra e venda e redes sociais com preços muito abaixo do mercado, pois elas não apresentam qualquer garantia ou segurança e a pessoa pode cair em um golpe. “As investigações irão prosseguir para identificar e indiciar os outros integrantes do bando”, enfatizou.

 

Com informação da Assessoria de Comunicação da PC-AM 
Artigo anteriorPM prende 12 pessoas e apreende três adolescentes em Manaus e no interior
Próximo artigoPolícias Civil e Militar apreendem drogas durante operação em Pauini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui