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Destaque do jornal ESTADÃO: Zona Franca tem aumento de vendas

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Foto: Reprodução/Internet

Black Friday e Natal já aquece a produção dos fabricantes da Zona Franca de Manaus (AM), e a perspectiva favorável é para vendas de televisores, motocicletas, bicicletas, computadores, smartphones, aparelhos de ar-condicionado split e de forno de micro-ondas. De janeiro a agosto, as indústrias instaladas no polo faturaram R$ 65 bilhões. Foi o melhor resultado para o período em seis anos, segundo a Suframa. A gestão do superintendente, coronel Alfredo Menezes agrada a todos e ainda é afirmada que gerou uma melhor produção.

Foto: Reprodução

“Este ano a produção está bem melhor”, afirmou o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Nelson Azevedo. Houve um crescimento de 7,5% nas vendas da indústria registrado até agosto deste ano, já em setembro deu uma acelerada e o mês de outubro, observa. Sondagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o uso da capacidade nas indústrias que produzem bens de consumo duráveis, que são exatamente os itens fabricados em Manaus, atingiu 78,5% no mês passado. Foi o melhor outubro em uso da capacidade das fábricas desde 2014, observa Renata de Melo Franco, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) e responsável pela pesquisa. Outubro é considerado “o Natal da indústria”, isto é, quando as fábricas estão no pico da produção.

Renata acredita que a liberação de recursos extras do FGTS pode ter dado um ânimo maior para a produção de não duráveis. Como não é possível comprar um carro com R$ 500 a mais no bolso, esses recursos extras podem aumentar a demanda por itens de menor valor, como vestuário e alimento.

Geladeiras em alta

A indústria de eletrodomésticos, como geladeiras, lavadoras e fogões, iniciou o último trimestre com maior velocidade de produção. Por conta de Black Friday e do Natal, normalmente o quarto trimestre já é o melhor período do ano para esses fabricantes. Mas, neste ano, por causa do quadro favorável, houve uma aceleração maior.

O presidente da Whirlpool, João Carlos Brega, diz que a ocupação das fábricas do setor oscila hoje entre 75% e 80% e que a perspectiva é de que a produção cresça no último trimestre do ano entre 10% e 15% na comparação com igual período de 2018. A unidade da Whirlpool de lavadoras em Rio Claro (SP), por exemplo, trabalha com dois turnos.

Apesar da reação positiva na produção no último trimestre do ano, o setor de linha branca, como é conhecido esse segmento, deve fechar 2019 com volume de produção em número de unidades equivalente ao de dez anos atrás.

Lojas online brilham nos olhos dos consumidores

Liderando junto com o comércio online tem conquistado novos consumidores a cada dia. Neste fim de ano, pela primeira vez as lojas online empataram com as lojas físicas como locais preferidos pelos brasileiros para fazer as compras de Natal. Pesquisa de intenção de compras de Natal da CNDL e do SPC Brasil mostra que 41% dos consumidores pretendem adquirir produtos em lojas online no Natal. Em terceiro lugar, estão os shoppings, com 37% da preferência dos entrevistados. A preferência crescente do consumidor pelas compras online pode soar como uma ameaça para as lojas físicas. No entanto, ainda o comércio eletrônico representa muito pouco do que o varejo fatura, menos do que 5%.

Apesar dos sinais mais favoráveis para o consumo neste fim de ano, como o crédito destravado, inflação em baixa e juros na mínima histórica, por exemplo, a pesquisa revela que as marcas da crise persistem. Entre os entrevistados que não pretendem comprar presentes, o principal motivo é a falta de dinheiro, com 39% das respostas, seguido pelo desemprego, com 15%. “A recessão acabou, mas a ressaca da crise está presente na vida dos brasileiros”, diz Marcela. Ela lembra que o desemprego ainda é elevado e as reformas aprovadas não terão impacto imediato. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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