Início Destaque Suframa aposta na indústria 4.0

Suframa aposta na indústria 4.0

342
0
Foto: Márcio Gallo/ Suframa

Na última quinta-feira (7), dando sequência ao apoio explícito dado as startups e empresas de tecnologia focadas da indústria 4.0, a superintendência da Suframa esteve presente da celebração do acordo entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (Indt) e a Schneider Electric Brasil – em parceria com a FPF Tech – para implantar em Manaus o laboratório de inovação FabLab.

Empinar iniciativas

E a palavra de ordem de Menezes, o superintendente da Zona Franca de Manaus, é fomentar iniciativas que estimulem o segmento na região e a necessária mão-de-obra. A autarquia compareceu ao evento e prestigiou a cerimônia de inauguração, que contou com representantes do governo do estado, da prefeitura municipal, do Poder Judiciário, entidades de classe, além de parlamentares das esferas federal, estadual e municipal.

Mudanças radicais à vista

Para o superintendente da Suframa, coronel Menezes, não há outro caminho para a planta industrial de Manaus. “Muito em breve, a maior parte dessas empresas estarão produzindo outras coisas que dão os atuais objetos de consumo, como notebooks televisores computadores e aparelhos de som…” Os caminhos são novos e é preciso estar atento. Segundo os pretendente, este é o caso da FabLab que surge com objetivo de fomentar a Indústria 4.0 na região, focando nas cerca de 500 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que estão em plena transição para este modelo.

Qualificação de recursos humanos

Outra insistência do superintendente Menezes e é mobilizar as autoridades acadêmicas da região para não apenas qualificar especialistas na indústria 4.0, mas também procurar talentos das escolas públicas e privadas que possam atender as demandas crescentes por capacitação técnica e suporte no desenvolvimento de soluções especializadas, visando a ganhos expressivos de produtividade e competitividade global.

Promoção do desenvolvimento inteligente

Menezes escalou o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Martins, como seu representante. Em sua fala ele afirmou que “a Suframa tem um papel de fomentadora na região e, na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a Autarquia fez a concessão de cinco áreas prioritárias para o desenvolvimento da nossa região. E uma destas áreas é a economia digital. Isto permite que nossa região possa crescer e a Indústria 4.0 é fundamental para o crescimento e acompanhamento dos níveis industriais daquilo de mais moderno que há no mundo.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui